Cursos de iniciação
Nos cursos de iniciação ao Tarô utilizo apenas os arcanos maiores. Escolhi trabalhar com pequenos grupos de 6 a 8 participantes, o que estimula a interação e propicia a aplicação de técnicas projetivas e de dinâmica de grupo.
A experiência tem confirmado bons resultados quando o significado das cartas é inicialmente levantado a partir da experiência direta dos participantes com cada arcano. Só após esse primeiro momento de associações livres é apresentado o repertório usual que se encontra nos manuais, acrescido de nossa experiência acumulada ao longo dos anos.
Dou também grande atenção ao trabalho de ajudar os iniciantes a transporem as superstições e formalismos que inibem boa parte das pessoas que se aproximam do estudo das cartas.
Já na primeira aula, as cartas são sorteadas entre os participantes e aplicadas à situações práticas. São recursos para estabelecer um envolvimento mais direto com as lâminas e ajudar no processo pedagógico de aprender a pensar simbolicamente. É o que considero fundamental para estimular a utilização do Tarô nas mais diferentes situações que o estudante desejar.
Cursos específicos & eventos
Além dos cursos básicos de apresentação do Tarô, promovo sessões de estudo sobre os arcanos maiores e menores, sessões de supervisão de tiragens, cursos e seminários sobre abordagens particulares de alguns autores, como Oswald Wirth, G.O. Mebes, Edmond Delcamp, Gareth Knight, Sallie Nichols e, principalmente, do anônimo autor (Valentin Tomberg) de Meditações sobre os Arcanos Maiores do Tarô.